segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Existe escola perfeita?

Hoje estou repostando esse meu texto que no final do ano passado uma amiga de colégio postou em sua página http://www.formaes.com.br/. Lá, além desse texto, vocês poderão encontrar muita coisa bacana sobre o universo das mães. Vale a pena conferir e fazer parte.
Resolvi repostá-lo aqui porque é um assunto que sempre ronda o pensamento dos pais. Espero com ele colaborar ou ao menos fazer pensar sobre o assunto.
Ele segue abaixo e depois de lerem gostaria que deixassem seus comentários, opiniões, ou o que quiserem. bj

Existe escola perfeita?
Nessa época de matrículas e rematrículas essa pergunta é feita por muitos pais. Na verdade a resposta é simples. Não, não existe escola perfeita, porém os motivos que me levam a responder assim essa pergunta são muitos.
A parte pedagógica, ou seja, o que a escola ensina de conteúdos, ler e escrever,fazer contas entre tantas outras coisas, é feita mais ou menos do mesmo jeito em todas as escolas e poderia inclusive ser feita em casa.
O que diferencia uma escola da outra na realidade, é o que está por trás do que é ensinado. Os valores, princípios de convivência, enfim todo o resto que permeia o ensino curricular.
Cada escola transmite aquilo que acredita e cada família deve escolher a escola baseado nisso.
Existe escola perfeita para determinado filho e determinada família. A escola perfeita para vocês é aquela em que se sintam em casa. Onde os valore e princípios transmitidos sejam os mesmos que são transmitidos em casa.
Não podemos escolher a escola dos nossos filhos pensando em localização, aspectos financeiros e tantos outros motivos. Tudo isso pode ser organizado de outras formas. É preciso escolher aquela escola em que vocês pais acreditem que é aquela que vai colaborar na formação do caráter, além da formação acadêmica.
Visitem escolas, conversem com outros pais, sintam e ouçam outras crianças. A escola perfeita para cada um existe sim. E se no caminho escolhas não tão boas sejam feitas, mudar é sempre válido. Crianças se adaptam muito mais facilmente as mudanças do que nós adultos, podem ter certeza disso.
Por Olívia Quartim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!