Como todos sabem, sou professora e sou mãe. E em cada uma
dessas minhas funções penso sobre a tal da lição de casa.
Como professora, prego a ideia de que lição de casa tem duas
funções: antecipar um conteúdo a ser estudado ou reforçar o que já foi
aprendido.
Como mãe, vejo que muitas vezes a lição de casa aparece de
uma forma equivocada e que muitas vezes a tarefa é mais dos pais do que dos
filhos.
Como professora diria que os pais têm que colaborar com os
filhos na lição de casa proporcionando materiais necessários, um local e
momento adequado.
Como mãe, me pego muitas vezes indo atrás de materiais
complicados, pesquisando na internet, ou seja, fazendo por eles mais do que
colaborando.
Minha visão de professora é ampla. Já formulei lições de
casa para crianças de quatro anos e para de dez anos.
Como mãe, estou ainda nas lições de seis anos. Diria que
“penando” um tanto para fazer com que compreendam a importância da lição de
casa.
A professora que sou acha que é muito difícil elaborar
lições de casa para os menores sem muitas vezes transformá-las nas lições dos
pais. Mas acredito ser essencial que se busque mandar para as crianças tarefas em
que elas percebam que são as protagonistas. Isso porque é preciso criar essa
imagem sobre a lição de casa.
Como mãe, me vejo nessa tarefa de mostrar que a lição não é
um “peso” e sim uma forma de aprender mais, de perceber o tanto que sabe, de aprender
a estudar.
Eu, como tenho as duas visões, acho que ganho em uns aspectos
e perco em outros. Ganho, pois entendo a importância e, muitas vezes,
compreendo os objetivos. Perco porque talvez cobre demais.
Acho que as escolas deveriam, de alguma forma, elucidar os
pais sobre as tarefas de casa. Ajudar-nos a ajudar nossos filhos da melhor
maneira.
Essa é minha opinião como professora e como mãe.
E a sua opinião, qual é?
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